quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MANDALAS

Mandala significa círculo em palavra de sânscrito, círculo mágico ou concentração de energia. A mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

Mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento.

A mandala por muito tempo já foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, na thagkas tiberanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte seca de vários séculos.

Ela pode significar diversas coisas, no budismo, por exemplo, é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade.

COMO SÃO PINTADAS?

As mandalas, geralmente, são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando feita com areia, após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.

COMO SURGIU?

Elas foram encontradas na cultura do Extremo Oriente, como uma representação do sagrado. Esses círculos são repletos de simbolismo e estão presentes em várias culturas, como o budismo, dos hindus e dos tibetanos.