quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OCEANIA - Ilha Tonga



CULTURA:


A sociedade contemporânea de Tonga, bem como as tradicionais, é caracterizada pela estratificação populacional elevada e hierarquia. No entanto, há vários séculos na divisão da sociedade para as fileiras das mudanças significativas, as quais são largamente atenuadas entre os diferentes grupos sociais. Na sociedade de Tonga, existem três grupos sociais principais: os representantes da família real, (em língua tonganesa chamados de ha'a tu'i), líderes e cidadãos ilustres de destaque, entre os quais podemos citar ativistas, líderes religiosos, artistas, entre outros (chamados em língua tonganesa de hou'eiki) e as pessoas comuns (chamados em língua tonganesa de tu'a kau).Todos os títulos ainda são hereditários e geralmente transmitidos apenas através da linha masculina. 

A constituição de 1875 introduziu no Reino uma nova categoria — a aristocracia rural.

A organização social da sociedade nas ilhas de Tonga, que envolve uma hierarquia de pessoas com base em seu status e poder, em grande parte opera com base na família. As famílias tonganesas consistem em casais e seus filhos que vivem em uma casa, ou em um conjunto de famílias que vivem em uma ou várias aldeias. O sexo e a idade também são determinante no papel mais ou menos significativo da pessoa na sociedade do país. Por exemplo, a posição da mulher na sociedade tonganesa tem sido tradicionalmente considerada mais privilegiada do que a dos homens. No entanto, a herança da terra ou os títulos de destaque do país são preferencialmente dados à linha masculina.









MÚSICA

A informação sobre a música e instrumentos musicais existentes de Tonga antes da colonização é muito escassa. Os primeiros viajantes europeus que visitaram o arquipélago, James Cook e William Mariner, fizeram em seus diários algumas notas sobre a música tradicional que ouviram durante as visitas às ilhas. Entre os instrumentos populares tonganeses, está o idiofony (tambores, gongos de fenda e harpa).

Antes do advento dos europeus, os tambores estavam ausentes em toda a Polinésia, exceto em Tokelau). Supõe-se que os tambores das ilhas de Tonga foram importados de Samoa, juntamente com a dança "mauluulu" , e desde então esses dois elementos culturais passaram por transformações significativas.

Resultado de imagem para tonga culturaA música contemporânea de Tonga foi influenciada por várias correntes musicais da Europa, do Pacífico e do Caribe. Geralmente, as letras de músicas tonganesas são poesias construídas sobre músicas e danças tradicionais


DANÇA

As danças cerimoniais oficiais foram amplamente utilizadas no passado e preservadas até os tempos atuais. A dança tonganesa mais conhecida é a me'etu'upaki, uma dança executada apenas por homens na qual são utilizados três instrumentos musicais: tambor fali, utete e matracas. O suporte de voz é fornecido por um grupo de homens e mulheres que se sentam na frente de uma bailarina, a personagem principal da dança. No passado, a dança me'etu'upaki era realizada apenas durante os grandes eventos de importância nacional. Atualmente, essa dança é realizada com mais frequências nas aldeias.
Resultado de imagem para tonga


TURISMO


Durante a época pós-colonização, o turismo era relativamente fraco. Em 1966 foi dado o primeiro passo importante para o desenvolvimento do turismo no arquipélago, com a construção do maior hotel do país, o International Dateline Hotel. Atualmente, o turismo desempenha um papel importante na economia de Tonga, constituindo-se em uma das principais fontes de ingressos de moeda estrangeira. 

Em 2004, o país foi visitado por 41 208 visitantes, mais 10 000 do que em 1999, quando o país foi visitado por 30 949 pessoas, principalmente por turistas da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Japão, Fiji, Canadá e Alemanha. Em 2003, os principais motivos de viagem a Tonga eram férias e visitas a amigos e parentes, e os principais tipos de recreação para os estrangeiros eram a pesca desportiva, mergulho, turismo cultural, natação, surfe e campismo.

Cidadãos de vários estados, incluindo as ex-repúblicas soviéticas como a Rússia, Ucrânia, Letónia e Lituânia não precisam de visto para entrar no país.

É um ótimo lugar para se passar as férias, quando se procura diversão e aventuras nos dias atuais.