quarta-feira, 29 de abril de 2015

EUROPA OCIDENTAL


A Europa Ocidental é uma região geográfica localizada na área oeste do continente europeu. É a região mais rica da Europa e é composta por vinte e quadro países.
Vale ressaltar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é unânime. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão do continente europeu em Ocidental e Oriental. Os termos Europa Ocidental e Oriental foram  muito usados na época da Guerra Fria, onde a área ocidental representava os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) e a oriental a comunista (sob influência da União Soviética).
A Europa, de acordo com os aspectos físicos e sua formação geológica, é considerada por muitos cientistas como um continente que corresponde a uma península da Eurásia, essa significa a união da Ásia e a própria Europa, localizada no hemisfério norte.

Principais características e aspectos da Europa Ocidental
- Grande parte dos países está integrada politicamente e economicamente à da União Europeia.

- É a região mais rica (desenvolvimento econômico) e que apresenta os melhores índices sociais da Europa (em comparação com a região oriental do continente).

- A Alemanha é a nação mais rica da Europa Ocidental.

- Grande parte dos países apresenta grande desenvolvimento industrial e tecnológico. São importantes produtores e exportadores de produtos manufaturados com tecnologia agregada.

- As principais línguas faladas nesta área do continente são: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, holandês (neerlandês), português, sueco e finlandês.

Países da Europa Ocidental e suas capitais

- Portugal – Lisboa
- Espanha – Madri
- Itália – Roma
- Alemanha – Berlim
- Áustria – Viena
- França – Paris
- Holanda – Amsterdã
- Bélgica – Bruxelas
- Noruega – Oslo
- Finlândia - Helsinque
- Finlândia – Reykjavík
- Suécia – Estocolmo
- Dinamarca – Copenhague
- Grécia – Atenas
- Reino Unido – Londres
- Irlanda – Dublin
- Liechtenstein – Vaduz
- Luxemburgo – Luxemburgo
- Malta – Valeta
- Mônaco – Mônaco
- São Marino – São Marino
- Suíça – Berna
- Cidade do Vaticano – Cidade do Vaticano
- Andorra – Andorra La Vella

PIB DA EUROPA OCIDENTAL:

Observe que a curva ascendente da economia da Europa ocidental é semelhante à da América do Norte, com a diferença que a Europa sentiu as crises dos anos 80 e do início dos anos 2000. Outra pequena diferença: o PIB da Europa Ocidental cresceu 50% entre 2003 e 2008, um resultado um pouco melhor que os 30% da América do Norte, mas igualmente insignificante quando comparado ao crescimento dos demais continentes. Se considerarmos, no entanto, que parte desse crescimento decorre da demanda reprimida nas crises do início da década, concluímos, então, que o crescimento da economia européia segue no mesmo ritmo do norte-americano: acomodado, com sinais cada vez mais evidentes de esgotamento do potencial de crescimento.


Principais países e suas capitais da Europa Ocidental:

PARIS, FRANÇA



Tudo o que contam sobre Paris é verdade. Poucos lugares do planeta marcam um antes e um depois tão claro na vida de quem a visita. Habitada por 2,3 milhões de pessoas – sem contar a zona metropolitana –, a capital da França não foi presenteada com uma geografia que a diferenciasse especialmente por sua beleza natural, como o Rio de Janeiro ou Veneza, por exemplo. Mas seu conjunto arquitetônico deslumbrante, o charme de suas ruas e avenidas e seus imponentes monumentos lembram o turista a todo momento que ele está diante de parte do melhor que o ser humano foi capaz de construir.











MADRID, ESPANHA



é a capital e a maior cidade da Espanha. Tem uma população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas, com uma área metropolitana com cerca de 6,5 milhões de habitantes. É a terceira maior cidade da União Europeia (UE), depois de Londres e Berlim, e sua área metropolitana é a terceira maior da UE, depois de Londres e Paris. A área urbana da capital espanhola abrange um total de 604,3 de quilômetros quadrados.


A metrópole espanhola tem o terceiro maior produto interno bruto (PIB) entre as cidades da União Europeia e sua influência em política, educação, entretenimento, meio ambiente, mídia, moda, ciência, cultura e artes contribui para o seu estatuto como um dos principais centros urbanos do mundo. Devido à sua produção econômica, ao alto padrão de vida e ao tamanho do seu mercado consumidor, Madrid é considerada o maiorcentro financeiro do Sul da Europa e da Península Ibérica, além de sediar a grande maioria das principais empresas espanholas, como TelefónicaRepsol e Iberia. Madrid é a décima cidade mais habitável do mundosegundo a classificação de 2010 da revista Monocle, além de ter sido considerada uma das 12 cidades mais verdes da Europa no mesmo ano.

BERLIN, ALEMANHA




Berlim (em alemão Berlin) é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia.    Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, as corporações de mídia e locais de convenções.
Berlim é localizada no leste da Alemanha, cerca de 70 quilômetros (44 milhas) ao oeste da fronteira com a Polônia. O relevo da cidade foi formado durante a última era glacial. O centro da capital é cortado pelo rio Spree. Em Spandau, bairro (Bezirk) mais ocidental da Berlim, o rio encontra o rio Havel, que flui do norte para sul ao longo do oeste da cidade-estado.
Em 2009, o PIB nominal de Berlim experimentou uma taxa de crescimento econômico de 1,7% (-3,5% na Alemanha) e totalizou 90,1 bilhões. A economia de Berlim é dominada pelo setor de serviços, sendo que cerca de 80% de todas as empresas fazem negócios nesse setor. A taxa de desemprego atingiu um mínimo de 15 anos em setembro de 2011 e ficou em 12,7% (média alemã: 6,6%).




EUROPA ORIENTAL



A Europa Oriental é uma região geográfica localizada na área leste do continente europeu. Em comparação com a parte ocidental, a oriental é menos desenvolvida do ponto de vista econômico.



É importante destacar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é uma unanimidade entre os geógrafos. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão da Europa em Oriental e Oriental.


Cultura:


A maioria (13) dos estados considerados normalmente como integrantes do Leste Europeu tem como língua oficial uma das linguas eslavas. Os 10 estados do Leste Europeu que não têm como língua oficial uma das línguas eslavas são os seguintes: a Estónia e a Hungria (onde se falam línguas urálicas), a Lituânia e a Letónia (onde se falam línguas bálticas), aMoldávia e a Roménia (onde se falam línguas latinas), o Azerbaijão (onde se fala uma língua turca), a Geórgia (onde se fala uma língua caucasiana), a Albânia e a Armênia.
 No Leste Europeu existe uma grande heterogeneidade religiosa. O Catolicismo a é religião predominante na Polónia,República ChecaEslováquia, Hungria, EslovéniaCroácia e Lituânia. O Cristianismo ortodoxo predomina na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Sérvia, Montenegro, República da Macedónia e Geórgia. OProtestantismo predomina na Estónia e Letónia. Já o Islão predomina na Bósnia e Herzegovina, Albânia e Azerbaijão.

PIB EUROPA ORIENTAL:


O Produto Interno Bruto (PIB) da Europa atingiu a marca de 21,3 trilhões de dólares em 2008, correspondendo a 35,2% de toda a riqueza gerada no mundo. A economia continental é bastante desenvolvida e diversificada. O setor industrial atua em vários segmentos: automobilístico, alimentício, têxtil, telecomunicações, químico, siderúrgico, bélico, etc.

Países da Europa Oriental e suas capitais

- República Tcheca - Praga
- Hungria - Budapeste
- Romênia - Bucareste
- Eslováquia - Bratislava
- Bulgária - Sofia
- Eslovênia - Liubliana
- Croácia - Zagreb
- Montenegro - Podgórica
- Sérvia - Belgrado
- Albânia - Tirana
- Bósnia Herzegovina - Sarajevo
- Macedônia  - Escópia
- Chipre - Nicósia
- Armênia - Ierivan
- Bielorússia - Minsk
- Azerbaidjão - Baku
- Ucrânia - Kiev
- Geórgia - Tibilisi
- Rússia (região oeste) - Moscou
- Turquia - Ancara
- Moldávia - Chisinau
- Estônia - Talliin
- Letônia - Riga
- Lituânia - Vilnius
- Polônia - Varsóvia


POLÔNIA, VARSÓVIA

É um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com aRepública Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Kaliningrad Oblast (um exclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é 312 679 quilômetros quadrados, o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas, a Polônia é 34º país mais populoso do mundo o sexto membro mais populoso da União Europeia (UE) e o Estado pós-comunista mais populoso da UE. A Polônia é um Estado unitário dividido em 16 subdivisões administrativas.
Apesar da enorme destruição causada no país pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural. Há no país 14 lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, além de outros "Monumentos Históricos". Atualmente, a Polônia é considerada um país com um desenvolvimento humano "muito alto".


TURQUIA, ANCARA


É a capital da República da Turquia, e a segunda maior cidade do país, depois de Istambul. É o centro da área metropolitana (em turco:büyükşehir) homônima, que contava com 4 630 735 habitantes em 2012. É a capital da província turcahomónima e faz parte da região da Anatólia Central. É a maior cidade do país inteiramente situada nocontinente asiático.

É uma importante cidade comercial, industrial e cultural e se está a desenvolver muito ultimamente. Também serve como centro de comércio para a zona agrícola que a rodeia. Antes de tornar-se capital do país, a cidade era famosa pela lã das suas cabras (lã de angorá, antigo nome da cidade).7
Localizada no centro da Anatólia, a uma altitude média de cerca de 950 metros, é uma importante encruzilhada tanto em sentido figurativo, pelo comércio, como literalmente por ser o centro das redes de autoestradas e ferrovias do país. Conta com várias universidades, a Biblioteca Nacional, o Museu Arqueológico, o Museu Etnográfico e o Museu das Civilizações da Anatólia. O mausoléu de Kemal Atatürk — Antkabir — a figura mais importante da Turquia do século XX, também está localizado em Ancara.

CHIPRE, NICÓSIA


É uma ilha situada no mar Mediterrâneo oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste. O país é também membro da União Europeia (UE). O terço restante (norte da ilha) foi ocupada pela Turquia em 1974, que então institui a República Turca de Chipre do Norte, nunca reconhecida pela ONU, reconhecida apenas pela própria Turquia.
Segundo as leis internacionais, a ilha de Chipre, em sua totalidade, é um país independente. Todavia, em 1974, após 11 anos de violência entre as comunidades e um golpe de Estado de nacionalistas cipriotas gregos, a Turquia invadiu e ocupou a parte norte da ilha. A violência entre as comunidades e a posterior invasão turca levou ao deslocamento de centenas de milhares de cipriotas além do estabelecimento de uma entidade turco-cipriota separada politicamente ao norte, reconhecida somente pela própria Turquia. Nicósia, a capital de Chipre, é a última capital dividida por um muro em todo mundo.